terça-feira, 18 de abril de 2023

Moléculas e biomoléculas são conceitos relacionados, mas apresentam algumas diferenças.

 Uma molécula é uma entidade química formada por dois ou mais átomos unidos por ligações químicas. As moléculas podem ser simples, formadas por átomos iguais, como O2 (oxigênio molecular), ou compostas, formadas por átomos diferentes, como H2O (água).


Já as biomoléculas são moléculas presentes nos organismos vivos que possuem funções específicas relacionadas à vida. Elas incluem proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras moléculas associadas ao metabolismo celular. As biomoléculas são produzidas pelos organismos vivos e são essenciais para as funções biológicas, como a síntese de energia, a manutenção da estrutura celular, a síntese de proteínas e a transmissão de informações genéticas.

Em resumo, a diferença entre moléculas e biomoléculas é que as biomoléculas são um subconjunto das moléculas, específicas dos organismos vivos e essenciais para a vida. Enquanto as moléculas são entidades químicas que podem ou não estar associadas a funções biológicas.

é uma entidade, estável e eletricamente neutra, constituída por dois ou mais átomos ligados entre si por ligações químicas (ligações covalentes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciclo de programação genética de uma célula

A programação genética de uma célula segue um ciclo complexo e delicado de processos que garantem a integridade e a continuidade da vida. Es...