quarta-feira, 1 de março de 2023

O ciclo de Krebs


O ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico, é uma via metabólica que ocorre nas células eucarióticas e é essencial para a geração de energia celular. É chamado assim em homenagem ao bioquímico alemão Hans Adolf Krebs, que o descobriu em 1937.

O ciclo começa com a oxidação do ácido pirúvico, que ocorre através da glicólise. O ácido pirúvico é convertido em acetil CoA, que entra no ciclo de Krebs na primeira reação. Nessa reação, o acetil CoA se combina com o oxaloacetato para formar o ácido cítrico.

A partir dessa reação, o ciclo de Krebs produz uma série de compostos intermediários, cada um dos quais é usado para produzir moléculas de ATP, a moeda energética da célula. Além disso, durante o ciclo, elétrons são liberados, que são transportados por NADH e FADH2 para a cadeia de transporte de elétrons, onde uma grande quantidade de ATP é produzida a partir da energia liberada.

No final do ciclo de Krebs, o oxaloacetato é regenerado, e o processo continua a fornecer energia para outras reações celulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciclo de programação genética de uma célula

A programação genética de uma célula segue um ciclo complexo e delicado de processos que garantem a integridade e a continuidade da vida. Es...