Quasares (ou quasar, do inglês "quasi-stellar object") são objetos astronômicos extremamente luminosos e distantes, que emitem enormes quantidades de energia, principalmente na forma de radiação eletromagnética. Eles são considerados os objetos mais luminosos do universo, e muitos deles estão a bilhões de anos-luz de distância da Terra.
Os quasares foram descobertos na década de 1960, e foram inicialmente considerados estrelas comuns, devido à sua aparência pontual e brilhante. No entanto, as observações subsequentes revelaram que eles eram muito diferentes das estrelas conhecidas, e se tratavam de objetos extremamente distantes e brilhantes, localizados no centro de galáxias ativas.
Os quasares são alimentados por buracos negros supermassivos, que estão no centro dessas galáxias. À medida que a matéria é atraída para o buraco negro, ela é aquecida a altas temperaturas e emite enormes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética, incluindo luz visível, raios X e ondas de rádio.
Os quasares são importantes para a astronomia, pois fornecem informações sobre a história e a evolução do universo, e podem ser usados como "faróis" para estudar a matéria e a energia que estão entre eles e a Terra. Eles também são usados para testar modelos teóricos sobre a formação e evolução das galáxias e dos buracos negros supermassivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário