quarta-feira, 12 de abril de 2023

Sistemática e taxonomia



Sistemática e taxonomia são dois campos relacionados da biologia que se concentram na classificação e organização dos organismos vivos. Vamos conhecer cada uma:

A sistemática é o estudo da diversidade biológica, incluindo a descrição, identificação, nomenclatura e classificação dos organismos vivos. Os sistematas usam dados morfológicos, genéticos, comportamentais e ecológicos para inferir as relações evolutivas entre os organismos, criando uma hierarquia de categorias taxonômicas que refletem a história evolutiva dos seres vivos.

A taxonomia é o ramo da sistemática que se concentra especificamente na identificação e classificação dos organismos. A taxonomia envolve a atribuição de nomes científicos a espécies e a organização dessas espécies em grupos hierárquicos, como gêneros, famílias, ordens, classes, filos e reinos. O sistema de classificação atualmente em uso é o sistema de classificação de Lineu, que é baseado em características morfológicas dos organismos.

A sistemática e a taxonomia são fundamentais para a biologia, pois fornecem um meio de organizar a diversidade da vida e nos permitem compreender as relações evolutivas entre os seres vivos. Além disso, essas disciplinas são importantes para a conservação da biodiversidade, uma vez que uma compreensão mais profunda da diversidade biológica pode nos ajudar a proteger espécies ameaçadas de extinção e seus habitats naturais.


Link do vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=eCEOc7J_nqU&t=364s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciclo de programação genética de uma célula

A programação genética de uma célula segue um ciclo complexo e delicado de processos que garantem a integridade e a continuidade da vida. Es...